Álbum do Fantasma

Álbum do Fantasma
___________________________________________________________________________


Esta série foi publicada entre janeiro de 1979 e novembro de 1980. Foram lançadas 05 edições Preto e Branco em formato grande (23 x 30cm) com 32 páginas cada edição. 

Fantasma foi o primeiro herói mascarado a surgir nos quadrinhos, criado por Lee Falk em 1936, tendo o primeiro desenhista Ray Moore. No Brasil o personagem estreou nos periodicos do Correio Universal que encartavam os jornais cariocas em 1936 e posteriormente, juntou todo este material que saiu nestes periodicos e lançou o livro/prancha "Edição Extraordinário do Correio Universal "nº 216 e 241, ambos em 1937 e posteriormente no  "O Globo Juvenil" e "O GIBI", conhecido em ambas como o Fantasma Vingador. Com o título próprio sua estréia foi pela editora RGE em 1953.

Esta coleção de luxo da Ebal, foi uma das poucas publicações do personagem pela editora, contendo as republicações dos materiais clássicos do personagem, extraídos originalmente das tiras diária do jornal americano, principalmente da década de 40. A segunda e terceira edição desta coleção republica, as primeiras histórias do Fantasma, publicadas em 1936.

A primeira vez que a editora Ebal publicou o Fantasma, foi na capa da revista " O Heroi nº 11", no ano de 1948 que fazia a propaganda na propria capa, do livro nº 01 da Coleção Kig, que era do Fantasma com a historia "Justiça no Deserto" e, por curiosidade, nesta revista O Heroi  nº 11, não tem historia do Fantasma.


Contribuição:

As informações acima descritas não seriam possíveis sem a grande colaboração de um dos maiores colecionadores e conhecedores do Fantasma no Brasil. Agradecemos ao Hélio Guerra por esta imensa ajuda no texto.

 Galeria de Capas:

Edições 001 ao 004
______________________


 
O conteúdo deste site é exclusivamente informativo, não tem fins lucrativos. Seu objetivo é servir como fonte de pesquisa para todo o público interessado. Respeitamos e sempre fazemos referência aos direitos autorais dos criadores dos Personagens, das Editoras e dos Artistas. Copyright © | Enciclopédia HQ 2013 | Todos os Direitos Reservados